WatchUSeek Watch Forums banner

Revisão IWC 3253 Mark XV - reflexões filosóficas incluídas

8.7K views 10 replies 9 participants last post by  ChrisAvocado  
#1 ·
Depois de muitos meses de pesquisa, leitura de análises, visualização de vídeos e análise de listagens online, comprei recentemente um IWC Mark XV. Era um relógio em que pensava e admirava de longe há mais de dez anos, quando vi pela primeira vez um Mark XVI no pulso de um colega de trabalho. Na verdade, deixei-o de lado em favor de outros relógios ao longo dos anos (sobre os quais falarei um pouco), mas depois de encontrar o certo para a ocasião certa - o nascimento do meu primeiro filho - ele finalmente junta-se à minha coleção.

O que se segue é mais uma reflexão pessoal do que uma análise formal - pois existem muitas análises objetivas online para quem procura uma análise séria e aprofundada deste relógio; no entanto, tenho um monte de detalhes para analisar.

Image

Tamanho (medidas pelos meus próprios paquímetros)
Diâmetro da caixa: 38mm
Largura de garra a garra: 47mm
Largura da garra: 19mm (a bracelete não afunila, por isso também tem 19mm na fivela)
Altura da caixa, incluindo fundo e cristal: 10,3mm
Diâmetro do cristal: 32mm
Peso: 105g na bracelete, ajustado para um pulso de 6,25 polegadas (16cm)

Image

Image

Movimento: IWC Cal 37524. Baseia-se no ETA 2892-A2 de 21 joias, com o que parece ser um grande debate sobre a extensão das modificações da IWC; o que sei é que afirma claramente que está ajustado a 5 posições no rotor. Pela minha pesquisa, acredito que seja niquelado com uma cor dourada em toda a parte; não acredito que seja uma verdadeira "chapeamento a ouro", como afirmam algumas análises. O rotor tem um acabamento escovado e as pontes e a placa base têm perlage em toda a parte. A minha opinião pessoal é que está bem acabado, gosto muito da cor dourada em comparação com a cor prateada niquelada dos movimentos subsequentes baseados no 2892. Pessoalmente, não tenho problemas com a IWC usar um movimento baseado no ETA, pois ele se adapta ao espírito do relógio, geralmente tem um desempenho muito bom de acordo com a grande maioria dos revisores e tem, sem dúvida, mais capacidade de manutenção e robustez universal em comparação com os movimentos "internos" da IWC. Também queria especificamente este movimento em comparação com o movimento posterior de 23 joias 30110, também baseado no ETA 2892-A2, que a IWC começou a usar por volta de 2003 no Mark XV. Prefiro o acabamento, a cor dourada e (esta é principalmente uma gestalt subjetiva que obtive da minha leitura, não baseada em factos puramente horológicos) senti que, dos dois movimentos, este simplesmente parecia mais antiquado e especial, com uma maior probabilidade de modificação mais completa pela IWC.

O meu relógio específico:
Depois de me familiarizar com as múltiplas iterações do Mark XV (sim, existem realmente algumas), decidi que queria as seguintes características:
-Mostrador de trítio: isso significa que, após a meia-vida de 25 anos, a luminescência não funcionará, mas também significa que existe a oportunidade de se formar uma pátina subtil. Geralmente, prefiro a funcionalidade, mas, dado que este relógio simboliza, em certa medida, a minha transição para a paternidade, gosto do toque sentimental de um acabamento que envelhece suavemente com o proprietário...
-Coroa de peixe: gosto deste detalhe estético e também geralmente indica uma coroa original, pois a IWC tende a substituir a coroa pela sua coroa moderna com o logótipo Probus Scafusia no serviço.
-Bracelete de malha com fecho borboleta: esta bracelete é excecionalmente rara e acho que só foi oferecida nas primeiras iterações do Mark XV. Adoro a bracelete posterior "tijolos", mas de alguma forma esta bracelete de malha parece incrível - ao experimentá-la, não poderia estar mais feliz com a minha decisão, a articulação é a melhor que já senti; as extremidades são incrivelmente sólidas (tanto que remover/substituir a bracelete, mesmo com uma ferramenta de barra de mola de pinça Bergeon, é difícil - tão apertadas são as tolerâncias). O fecho borboleta é extremamente confortável na parte de trás do pulso. Fecha apenas por fricção, mas como não há praticamente nenhuma tensão externa no fecho durante o movimento do pulso, não consigo realmente ver como isso poderia abrir inadvertidamente.

O exemplo específico que comprei também tinha alguns bónus extras. Era um relógio de um único proprietário, comprado em Melbourne em dezembro de 2000, tornando-o essencialmente uma das primeiras iterações do Mark XV. A IWC juntou-se à Richemont em 2000, por isso gostaria de pensar que foi feito antes da conglomeração, mas não posso ter certeza. O proprietário anterior claramente adorava e usava o relógio diariamente - tem muitos pequenos arranhões, amolgadelas, etc., que para mim indicam uma vida bem vivida. Ele também teve a previsão de guardar absolutamente tudo, incluindo a etiqueta (com o número de série correspondente), a caixa interna (que, como todas as caixas feitas nos anos 90/início dos anos 2000, parece estar a desintegrar-se em pequenos pedaços de couro sintético por todo o lado), a caixa de cartão externa, o cartão de garantia, as instruções e os elos sobressalentes. Ele admitiu livremente que o último serviço foi em 2005 e incluiu a garantia desse serviço; obviamente, vou enviá-lo para serviço a toda a pressa (indo para um serviço independente, pois quero mantê-lo completamente original). Não confio na IWC para não enlouquecer a substituir tudo. Apesar disso, o relógio está a perder apenas cerca de 8 segundos por dia e tem uma reserva de marcha quase dentro das especificações de 40 horas no meu teste informal. No entanto, a função de hacking não está mais a funcionar (estranho) e o enrolamento parece muito crocante, enquanto as operações de ajuste da hora e os entalhes da coroa parecem desleixados. Então sim, vai precisar de algum trabalho.

O que mais posso dizer? O tamanho de 38 mm é definitivamente o meu ponto ideal. O comprimento de garra a garra é talvez 1 mm muito longo para mim, mas isso é subjetivo; a articulação da bracelete começa ANTES da ponta da garra, então a garra funcional a garra é provavelmente 45 mm, talvez menos!

A parte traseira da caixa é quase completamente plana, por isso assenta incrivelmente bem no meu pulso, não está a inclinar-se para os lados tanto quanto outros relógios com uma parte traseira da caixa mais arqueada tendem a fazer - olhando para si, caixa oyster Rolex... As garras são graciosamente viradas para baixo e acabam aproximadamente niveladas com a parte traseira da caixa, o que também melhora a ergonomia de uso. Honestamente, acho que este é um dos meus designs de caixa favoritos. Ele simplesmente tem uma sensação de qualidade, proeza de engenharia e solidez, sem mencionar uma fantástica capacidade de uso. A bracelete, como já mencionei, eleva ainda mais a experiência de uso devido à sua leveza simultânea semelhante a uma malha de corrente e à fixação sólida da caixa sem qualquer chocalho. Este é um relógio que pode esquecer que está a usar, e acredito que este é o maior elogio que posso fazer.
\nDemorei muito tempo a aquecer com os algarismos arábicos em geral como uma característica estética. Isso foi mais ou menos uma queima lenta para mim, mas assim que passei a apreciar os algarismos arábicos, apaixonei-me absolutamente por eles porque eles melhoram a facilidade de leitura da hora, mas também porque podem ser uma tela para tanto design artístico e funcional. A legibilidade no mostrador Mark XV é naturalmente incrível. Cada marca de hash, os pontos de luminescência das horas cardinais, o triângulo invertido às 12 horas, todos formam um design coeso que é imediatamente reconhecível como pertencente à família IWC Mark. Esteticamente, acho que omitir a data em favor de um marcador 3 teria ficado melhor, mas sou um grande proponente de ter uma função de data e não tenho problemas com a interpretação da IWC aqui. Uma nota de design que quero destacar é o anel de espaço preto entre os marcadores de minutos e o rehaut. Acho que esta foi uma adição brilhante. Trazer todos os marcadores para o centro e deixar uma pequena quantidade de espaço negativo na periferia do mostrador, para mim, melhora as proporções do que, de outra forma, pode ser lido como um mostrador muito grande. Este é um relógio muito voltado para o mostrador; a luneta é estreita e o tamanho do mostrador a 32 mm é maior do que um Seamaster 2531.80 (31 mm), Blancpain Leman 2185 (30 mm) e Rolex Explorer 114270 (29 mm). Esses são os meus outros relógios com os quais consegui comparar este. Geralmente, prefiro um mostrador ligeiramente menor, mas este é tão bem distribuído, com um equilíbrio quase perfeito entre elementos funcionais e espaço negativo, por isso tenho que dar aos designers os meus melhores cumprimentos aqui. Finalmente, o conjunto de ponteiros pode muito bem ser um dos meus favoritos também. Uma das minhas irritações de design com relógios são os comprimentos dos ponteiros muito curtos - aqui eles foram para o oposto - ponteiros de minutos e segundos longos e graciosos, ambos afiados até um ponto fino, vão até a extremidade externa dos marcadores. Torna a leitura precisa da hora muito melhor. E o ponteiro das horas quadrado é... chef kiss, enquanto a proporção do comprimento do ponteiro das horas para o dos minutos é simplesmente perfeita (poderia ser a proporção áurea de 1:1,6? - certamente parece ser aos meus olhos). Cara, como eu gostaria que a IWC mantivesse este conjunto de ponteiros na sua série de pilotos, e foi honestamente o fator decisivo para eu obter o Mark XV em comparação com as iterações posteriores (isso, e o tamanho de 38 mm).

Para concluir, quero voltar ao meu comentário anterior sobre deixar passar este relógio por outros durante as minhas últimas duas aquisições, apesar de ter uma admiração muito longa pela série IWC Mark. Nos últimos três anos - juntamente com o que parece ser uma enorme proporção da comunidade relojoeira - o meu interesse por relógios, presente desde a infância, embora possa ser, entrou em sobrecarga durante o tédio da pandemia. Este interesse repentinamente em expansão levou-me a usar apenas um Seamaster 2531.80 durante vinte anos para comprar mais três relógios em três anos. No entanto, cada compra foi o culminar de meses e meses de pesquisa escrupulosa e nada foi comprado por capricho. Durante este processo, o meu conhecimento, gostos e apreciação do que valorizo mais em horologia evoluíram continuamente; acho que voltar a este relógio depois de ter optado em vez disso por um Rolex (porque, Rolex) e Blancpain (consulte a minha análise completa, também neste site) reflete esta evolução. Este é o tipo de relógio que eu gostaria de ter tido a previsão de comprar novo em 2000, durante o qual a IWC parecia mais uma empresa de engenharia do que um aparelho de conglomerado a tentar bombear relógios de hype. Esta pode ser uma afirmação muito forte, e eu realmente não quero denegrir a marca, embora possa parecer. Durante a minha pesquisa, tentei imaginar (romantizar pode ser mais preciso) a ética da época em que a IWC estava, e, portanto, passei a apreciar totalmente que este era um relógio projetado de forma extremamente escrupulosa para ser funcional, legível e ergonómico. A beleza flui, em última análise, a partir destes primeiros princípios. Este é um relógio que é uma confluência magistral de subtilezas - sem ver tantos relógios ao longo dos anos, não tenho certeza de ter conseguido apreciar totalmente todos os detalhes presentes no Mark XV, como a forma da caixa, o conjunto de ponteiros, a bracelete incrivelmente articulada, os algarismos arábicos que eu costumava pensar que me lembravam de um relógio de sala de aula, e até mesmo o brilho do movimento ETA dourado, escondido atrás da sua gaiola de ferro macio.

Em qualquer caso, depois de uma semana a usar este relógio, estou muito satisfeito com a minha compra e espero adicionar uma vida de memórias a ele antes de entregá-lo à minha filha um dia. Fico feliz por ter acabado por esperar todos estes anos.

#5 ·
Eu sei que esta é uma postagem antiga, mas obrigado por postar isso.

Eu atualmente tenho um Mark XII com a mesma pulseira e é um sonho, mas estou vendendo para financiar outra compra.

É muito difícil me separar, mas o que torna mais fácil é a perspectiva de obter este Mark XV exato no futuro por todas as razões que você descreveu.

Eu amo a ideia do movimento JLC dentro do meu, mas cheguei à praticidade da ETA e ao tamanho da caixa de 38mm do XV. Tudo isso E mantendo a pátina de trítio e a melhor pulseira que já senti? Incrível.

Obrigado por esta escrita!

#6 ·
Também encontrei este tópico agora antigo e achei útil. Como @CasualAbuser, agora tenho o Mark XII e tive a chance de comparar os dois, já que também ainda tenho o Mark XV à venda. Surpreendentemente - para mim, pelo menos - sinto falta do meu Mark XV (meu, ainda em minha posse!). Seu tamanho, apenas 2 mm maior que o Mark XII, veste muito maior e talvez melhor para mim, e estou tentando descobrir o porquê. Acho que pode ter a ver com o espaço no mostrador. Não está claro.

O JLC no meu novo Mark XII está secretamente mantendo um ótimo tempo lá dentro, tão bom quanto o ETA no Mark XV. Mas estou um pouco mais preocupado com este JLC. Eu uso o XV enquanto ando de bicicleta para o trabalho (através de Bk e sobre a ponte BK para Manhattan), enquanto tiro o Mark XII e coloco-o na minha bolsa em um estojo. Como o XII pode ser um relógio de ferramenta se estou tratando-o assim? E as roscas na coroa e toda a ação da coroa no Mark XV parecem mais 'positivas', e há mais voltas para travar, no Mark XV....

de qualquer forma, estou feliz por ter encontrado este tópico e os pensamentos em resposta.

#7 ·
Também encontrei este tópico agora antigo e achei útil. Como @CasualAbuser eu tenho o Mark XII agora, e tive a chance de comparar os dois, já que também ainda tenho o Mark XV à venda. Surpreendentemente - para mim, pelo menos - eu me vejo ansiando pelo meu Mark XV (meu, ainda em minha posse!). Seu tamanho, apenas 2 mm maior que o Mark XII, veste muito maior e talvez melhor para mim, e estou tentando descobrir o porquê. Acho que pode ter a ver com o espaço no mostrador. Não está claro.

O JLC no meu novo Mark XII está secretamente mantendo um ótimo tempo lá dentro, tão bom quanto o ETA no Mark XV. Mas eu me preocupo um pouco mais com este JLC. Eu uso o XV enquanto ando de bicicleta para o trabalho (através de Bk e sobre a ponte BK para Manhattan), enquanto tiro o Mark XII e coloco-o na minha bolsa em um estojo. Como o XII pode ser um relógio de ferramenta se eu estou tratando-o assim? E as roscas na coroa, e toda a ação da coroa no Mark XV parecem mais 'positivas', e há mais voltas para travar, no Mark XV....

De qualquer forma, estou feliz por ter encontrado este tópico e os pensamentos em resposta.
Eu também estou em BK! Seu Mark XV tem trítio e a pulseira de malha?

Eu acho que eventualmente vou querer comprar um nessa configuração exata

#11 ·
Depois de muitos meses de pesquisa, leitura de análises, visualização de vídeos e análise de listagens online, comprei recentemente um IWC Mark XV. Era um relógio em que pensava e admirava de longe há mais de dez anos, quando vi pela primeira vez um Mark XVI no pulso de um colega de trabalho. Na verdade, deixei-o de lado em favor de outros relógios ao longo dos anos (sobre os quais falarei um pouco), mas depois de encontrar o certo para a ocasião certa - o nascimento do meu primeiro filho - ele finalmente junta-se à minha coleção.

O que se segue é mais as minhas reflexões pessoais do que uma análise formal - pois existem muitas análises objetivas online para quem procura uma análise séria e aprofundada deste relógio; no entanto, tenho um monte de detalhes para rever.

View attachment 17697871

Tamanhos (medidas com os meus próprios paquímetros)
Diâmetro da caixa: 38mm
Largura de garra a garra: 47mm
Largura da garra: 19mm (a bracelete não afunila, por isso também tem 19mm no fecho)
Altura da caixa, incluindo fundo e cristal: 10,3mm
Diâmetro do cristal: 32mm
Peso: 105g na bracelete, ajustado para um pulso de 6,25 polegadas (16cm)

View attachment 17697872
View attachment 17697875

Movimento: IWC Cal 37524. Baseia-se no ETA 2892-A2 de 21 joias, com o que parece ser um grande debate sobre a extensão das modificações da IWC; o que sei é que afirma claramente que está ajustado a 5 posições no rotor. Pela minha pesquisa, acredito que seja niquelado com uma cor dourada por toda parte; não acredito que seja realmente "banhado a ouro", como afirmam algumas análises. O rotor tem um acabamento escovado e as pontes e a placa base têm perlage por toda parte. A minha opinião pessoal é que está bem acabado, gosto muito da cor dourada em comparação com a cor prateada niquelada dos movimentos subsequentes baseados no 2892. Pessoalmente, não tenho problemas com a IWC usar um movimento baseado no ETA, pois ele se adapta ao espírito do relógio, geralmente tem um desempenho muito bom de acordo com a grande maioria dos revisores e tem, sem dúvida, mais capacidade de manutenção e robustez universal em comparação com os movimentos IWC "internos". Também queria especificamente este movimento em comparação com o movimento posterior de 23 joias 30110, também baseado no ETA 2892-A2, que a IWC começou a usar por volta de 2003 no Mark XV. Prefiro o acabamento, a cor dourada e (esta é principalmente uma gestalt subjetiva que ganhei com a minha leitura, não baseada em factos horológicos puros) senti que, dos dois movimentos, este simplesmente parecia mais antiquado e especial, com uma maior probabilidade de modificação mais completa pela IWC.

O meu relógio específico:
Depois de me familiarizar com as múltiplas iterações do Mark XV (sim, existem realmente algumas), decidi que queria as seguintes características:
-Mostrador de trítio: isso significa que, após a meia-vida de 25 anos, a luminescência não funcionará, mas também significa que há uma oportunidade para a formação de uma pátina subtil. Geralmente, prefiro a funcionalidade, mas, dado que este relógio, em certa medida, simboliza a minha transição para a paternidade, gosto do toque sentimental de um acabamento que envelhece suavemente com o proprietário...
-Coroa de peixe: gosto deste detalhe estético e também geralmente indica uma coroa original, pois a IWC tende a substituir a coroa pela sua coroa moderna com o logótipo Probus Scafusia no serviço.
-Bracelete de malha com fecho borboleta: esta bracelete é excecionalmente rara e acho que só foi oferecida nas primeiras iterações do Mark XV. Adoro a bracelete posterior "tijolos", mas de alguma forma esta bracelete de malha parece incrível - ao experimentá-la, não poderia estar mais feliz com a minha decisão, a articulação é a melhor que já senti; as extremidades são incrivelmente sólidas (tanto que remover/substituir a bracelete, mesmo com uma ferramenta de barra de mola de pinça Bergeon, é difícil - tão apertadas são as tolerâncias). O fecho borboleta é extremamente confortável na parte de trás do pulso. Fecha apenas por fricção, mas como não há praticamente nenhuma tensão externa no fecho durante o movimento do pulso, não consigo ver como isso poderia abrir inadvertidamente.

O exemplo específico que comprei também tinha alguns bónus extras. Era um relógio de um único proprietário, comprado em Melbourne em dezembro de 2000, tornando-o essencialmente uma das primeiras iterações do Mark XV. A IWC juntou-se à Richemont em 2000, por isso gostaria de pensar que foi feito antes da conglomeração, mas não posso ter certeza. O proprietário anterior claramente adorava e usava o relógio diariamente - tem muitos pequenos arranhões, amolgadelas, etc., que para mim indicam uma vida bem vivida. Ele também teve a previsão de guardar absolutamente tudo, incluindo a etiqueta (com o número de série correspondente), a caixa interna (que, como todas as caixas feitas nos anos 90/início dos anos 2000, parece estar a desintegrar-se em pequenos pedaços de couro sintético por todo o lado), a caixa de cartão externa, o cartão de garantia, as instruções e os elos sobressalentes. Ele admitiu livremente que o último serviço foi em 2005 e incluiu a garantia desse serviço; obviamente, estou a enviá-lo para serviço o mais rápido possível (indo de forma independente, pois quero mantê-lo completamente original). Não confio na IWC para não enlouquecer a substituir tudo. Apesar disso, o relógio está a perder apenas cerca de 8 segundos por dia e tem uma reserva de marcha quase de acordo com as especificações de 40 horas nos meus testes informais. No entanto, a função de hacking não está mais a funcionar (estranho) e o enrolamento parece muito crocante, enquanto as operações de ajuste da hora e os entalhes da coroa parecem desleixados. Então sim, vai precisar de algum trabalho.

O que mais posso dizer? O tamanho de 38mm é definitivamente o meu ponto ideal. O comprimento de garra a garra é talvez 1mm muito longo para mim, mas isso é subjetivo; a articulação da bracelete começa ANTES da ponta da garra, então a garra funcional a garra é provavelmente 45mm, talvez menos! A parte traseira da caixa é quase completamente plana, por isso assenta incrivelmente bem no meu pulso, não está a inclinar-se para os lados tanto quanto outros relógios com uma parte traseira da caixa mais arqueada tendem a fazer - olhando para si, caixa oyster Rolex... As garras são graciosamente viradas para baixo e terminam aproximadamente ao nível da parte traseira da caixa, o que também melhora a ergonomia de uso. Honestamente, acho que este é um dos meus designs de caixa favoritos. Ele simplesmente tem uma sensação de qualidade, proeza de engenharia e solidez, sem mencionar uma usabilidade fantástica. A bracelete, como já mencionei, eleva ainda mais a experiência de uso devido à sua leveza simultânea semelhante a uma malha de corrente e à fixação sólida da caixa com zero chocalho. Este é um relógio que pode esquecer que está a usar, e acredito que este é o maior elogio que posso fazer.

de aquisição. Espero que tenha sido um ótimo companheiro para si nos últimos anos. Gostaria de saber a sua experiência em ter tanto o Rolex Explorer como o Mark XX @Woly989, pois são provavelmente os meus dois relógios favoritos! Não consigo encontrar muita informação online sobre pessoas a comparar os dois. Ainda tem ambos? Por que/por que não? Saudações :D

Demorei muito tempo a aquecer com os algarismos arábicos em geral como uma característica estética. Isso foi mais ou menos uma queima lenta para mim, mas assim que passei a apreciar os algarismos arábicos, apaixonei-me absolutamente por eles porque eles melhoram a facilidade de leitura da hora, mas também porque podem ser uma tela para tanto design artístico e funcional. A legibilidade no mostrador do Mark XV é naturalmente incrível. Cada marca de hash, os pontos de luminescência das horas cardinais, o triângulo invertido às 12, todos formam um design coeso que é imediatamente reconhecível como pertencente à família IWC Mark. Esteticamente, acho que omitir a data em favor de um marcador 3 teria ficado melhor, mas sou um grande proponente de ter uma função de data e não tenho problemas com a interpretação da IWC aqui. Uma nota de design que quero destacar é o anel de espaço preto entre os marcadores de minutos e o rehaut. Acho que esta foi uma adição brilhante. Trazer todos os marcadores para o centro e deixar uma pequena quantidade de espaço negativo na periferia do mostrador, para mim, melhora as proporções do que, de outra forma, pode ser lido como um mostrador muito grande. Este é um relógio muito voltado para o mostrador; a luneta é estreita e o tamanho do mostrador a 32 mm é maior do que um Seamaster 2531.80 (31 mm), Blancpain Leman 2185 (30 mm) e Rolex Explorer 114270 (29 mm). Esses são os meus outros relógios com os quais consegui comparar este. Geralmente, prefiro um mostrador ligeiramente menor, mas este é tão bem distribuído, com um equilíbrio quase perfeito entre elementos funcionais e espaço negativo, por isso tenho que dar aos designers os meus melhores cumprimentos aqui. Finalmente, o conjunto de ponteiros pode muito bem ser um dos meus favoritos por aí também. Uma das minhas irritações de design com relógios são os comprimentos dos ponteiros muito curtos - aqui eles foram para o oposto - ponteiros de minutos e segundos longos e graciosos, ambos afiados até um ponto fino, vão até a extremidade externa dos marcadores. Torna a leitura precisa da hora muito melhor. E o ponteiro das horas quadrado é... chef kiss, enquanto a proporção do comprimento do ponteiro das horas para o dos minutos é simplesmente perfeita (poderia ser a proporção áurea de 1:1,6? - com certeza parece ser aos meus olhos). Cara, como eu queria que a IWC mantivesse este conjunto de ponteiros na sua série de pilotos, e foi honestamente o fator decisivo para eu obter o Mark XV em comparação com as iterações posteriores (isso, e o tamanho de 38 mm).

Para concluir, quero voltar ao meu comentário anterior sobre deixar passar este relógio por outros durante as minhas últimas duas aquisições, apesar de ter uma admiração muito longa pela série IWC Mark. Nos últimos três anos - juntamente com o que parece ser uma enorme proporção da comunidade relojoeira - o meu interesse por relógios, presente desde a infância, embora possa ser, entrou em sobrecarga durante o tédio da pandemia. Este interesse em expansão repentina levou-me a usar apenas um Seamaster 2531.80 durante vinte anos para comprar mais três relógios em três anos. No entanto, cada compra foi o culminar de meses e meses de pesquisa escrupulosa e nada foi comprado por capricho. Durante este processo, o meu conhecimento, gostos e apreciação do que valorizo ​​mais em horologia evoluíram continuamente; acho que voltar a este relógio depois de ter optado por um Rolex (porque, Rolex) e Blancpain (veja a minha análise completa, também neste site) reflete esta evolução. Este é o tipo de relógio que eu gostaria de ter tido a previsão de comprar novo em 2000, durante o qual a IWC parecia mais uma empresa de engenharia do que um aparelho de conglomerado a tentar bombear relógios de hype. Esta pode ser uma afirmação muito forte, e eu realmente não quero denegrir a marca, embora possa parecer. Durante a minha pesquisa, tentei imaginar (romantizar pode ser mais preciso) a ética da época em que a IWC estava na época e, portanto, cheguei a apreciar totalmente que este era um relógio projetado de forma extremamente escrupulosa para ser funcional, legível e ergonómico. A beleza flui, em última análise, a partir destes primeiros princípios. Este é um relógio que é uma confluência magistral de subtilezas - sem ver tantos relógios ao longo dos anos, não tenho certeza de ter conseguido apreciar totalmente todos os detalhes presentes no Mark XV, como a forma da caixa, o conjunto de ponteiros, a bracelete incrivelmente articulada, os algarismos arábicos que eu costumava pensar que me lembravam de um relógio de sala de aula, e até mesmo o brilho do movimento ETA dourado, escondido atrás da sua gaiola de ferro macio.

Em qualquer caso, depois de uma semana a usar este relógio, estou muito satisfeito com a minha compra e espero adicionar uma vida de memórias a ele antes de o entregar à minha filha um dia. Fico feliz por ter acabado por esperar todos estes anos.