WatchUSeek Watch Forums banner

Timex Ironman estranho após a substituição da bateria

9.5K views 12 replies 6 participants last post by  pteranodon  
#1 ·
Tenho um Ironman Triathlon old-school que estava funcionando bem. A bateria acabou, eu a substituí e agora não está... bom.

Nenhum dos botões laterais parece fazer nada, e os dois botões frontais não estão realmente fazendo nada esperado.

O visor está mostrando "MO 1 1" (segunda-feira, 1º de janeiro) e o tempo abaixo está congelado.

Se eu pressionar o botão esquerdo (iniciar/parar), o visor muda para o que parece ser o modo crono (todos os zeros), depois muda para "hold" e depois muda para o que parece ser o modo de configuração do tempo (os segundos começam a avançar e os segundos estão piscando), mas não consigo fazer nada aqui para realmente mudar o tempo. Qualquer pressão de botão retorna para a tela de tempo congelado. Se eu pressionar o botão lap/reset, a mesma coisa acontece, exceto que, em vez de ver o modo crono, vejo o que parece ser a exibição de configuração do alarme.

O suporte da bateria tem um adesivo que diz "para reiniciar, pressione o ponto" e tem uma pequena seta apontando para... algo? Eu realmente não vejo um ponto para pressionar. Alguns vídeos do YouTube mostram modelos mais novos com duas almofadas na PCB que podem ser curto-circuitadas para reiniciar o relógio, mas não vejo nada parecido com isso neste.

Uma última coisa, quando abri a tampa traseira, havia um O-ring muito pequeno que não parecia pertencer a lugar nenhum e que simplesmente caiu (comprei este relógio no eBay há algum tempo e nunca o abri desde então).

Image

Image
Image

#3 ·
Difícil ter certeza pelas fotos, mas esta aba com a indentação pontilhada parece que pode ser pressionada sobre a almofada dourada para fazer um circuito... assumindo que ela já não esteja em contato com a almofada.
Isso de fato reiniciou o relógio para 12:00:00, mas não mudou o comportamento. Pode ser que ele esteja simplesmente estragado.

#4 ·
O que parece uma tampa de bateria de cor laranja tem desgaste óbvio. Se isso for para evitar o contato da bateria com a caixa, talvez o proprietário anterior estivesse usando o anel de vedação para evitar o contato.

#5 ·
Se isso for para evitar o contato da bateria com a caixa, talvez o proprietário anterior estivesse usando o anel de vedação para evitar o contato.
Eu pensei nisso, mas o comportamento é o mesmo, quer a parte traseira da caixa esteja aberta ou fechada, e a parte traseira da caixa não toca em nenhum outro metal (ela apenas toca na junta e é parafusada na resina), então não deveria causar nenhum curto-circuito.

#7 ·
Eu pensei nisso, mas o comportamento é o mesmo, quer a tampa traseira esteja aberta ou fechada, e a tampa traseira não toca em nenhum outro metal (ela apenas toca na junta e rosqueia na resina), então não deveria estar em curto
Algo deve estar tocando o alto-falante piezoelétrico na parte traseira da caixa, ou o bipe não funcionará. Não vejo uma mola, ou um buraco para uma mola ausente. Talvez aquela peça semi-circular / em forma de T que sai do topo da tampa da bateria deva tocar no alto-falante?

Eu vi um vídeo outro dia de um sujeito com problemas no alto-falante depois de remover o adesivo de conselho da bateria em um Timex diferente. Ele precisou cobrir a bateria com um pedaço de papel para fazê-la funcionar novamente.

De qualquer forma, para o seu problema, estou me perguntando se um contato de botão está preso. Como o módulo se comporta fora da caixa? Todos os botões e/ou contatos se movem livremente?

#8 · (Edited)
Algo deve estar tocando o alto-falante piezo na parte traseira da caixa, senão o bipe não funcionará. Não vejo uma mola, ou um buraco para uma mola ausente. Talvez aquela peça semi-circular / em forma de T que sai do topo da tampa da bateria deva tocar o alto-falante?

Eu vi um vídeo outro dia de um sujeito com problemas no alto-falante depois de remover o adesivo de aviso da bateria em um Timex diferente. Ele precisou cobrir a bateria com um pedaço de papel para fazê-lo funcionar novamente.

De qualquer forma, para o seu problema, estou me perguntando se um contato de botão está preso. Como o módulo se comporta quando está fora da caixa? Todos os botões e/ou contatos se movem livremente?
Sim, esse algo é um flange tipo mola preso à placa de circuito, no meu, pelo menos. Aposto que isso não mudou.

Cobrir a bateria com um pedaço de papel é uma boa solução, que aliás é o que o F91w faz.
Image

Parece que o flange de alarme no relógio do OP está quebrado. Deve ser reparável, embora meu módulo seja provavelmente mais antigo.

#10 ·
Ah OK, the OP's alarm spring is caught under the battery holder.
Ahá, isso faz sentido! Fácil de consertar então. Eu estava imaginando um trabalho de solda, quando tudo o que você precisa fazer é desaparafusar os suportes da bateria, puxar a mola, dobrá-la um pouco e o alarme deve funcionar. E pode resolver alguns outros problemas de caminho elétrico.

#11 ·
Aha, isso faz sentido! Solução fácil então. Eu estava imaginando um trabalho de solda, quando tudo o que você precisa fazer é desaparafusar as fixações da bateria, puxar a mola, dobrá-la um pouco e o alarme deve funcionar. E pode resolver alguns outros problemas de caminho elétrico.
Alguma atualização sobre o conserto? Puxar a mola resolveu o problema?

#12 ·
Olá equipe, obrigado pelas atualizações. Eu estive fora da cidade, então não consegui verificar, mas estou de volta agora, corrigi a mola como @pteranodon observou, mas o comportamento não mudou. O comportamento é o mesmo, independentemente de o módulo estar no gabinete ou fora dele, e independentemente de a parte traseira do gabinete estar parafusada ou não.

Fotos atualizadas:

Módulo inteiro:

Image

Close-up das molas de alarme e reset:

Image

Alguma ideia do que são essas duas molas?

Image

Nenhuma das duas está fazendo contato. A de cima está acima do que parece um MOSFET e a de baixo não parece projetada para entrar em contato com nada (está perto do pad de reset, mas não parece projetada para entrar em contato com ele).